27 de fevereiro de 2012

O Terceiro Passo: O Nutricionista

Os Nutricionistas são profissionais da área de saúde responsáveis pela boa nutrição das pessoas, criando condições para que as mesmas obtenham todos os minerais, proteínas, vitaminas e elementos necessários a sua existência. Na verdade, mais do que simplesmente indicar o que podemos ou não comer, o nutricionista faz um levantamento detalhado dos nossos hábitos alimentares e estuda as melhores formas para que nós nos mantenhamos dentro do nosso peso adequado, sem passarmos por privações alimentares e carências nutricionais. 

Resumindo a função do nutricionista à elaboração de dietas, muitas pessoas banalizam essa profissão criando seu próprio cardápio, fazendo dietas malucas e dando palpite na alimentação dos outros; ou malhando loucamente sem obter resultados por conta da má alimentação; ou emagrecendo, mas sem aparência saudável e sem vigor físico. 

Para estas pessoas, eu gostaria de dizer que o papel do nutricionista vai muito além das dietas para emagrecer: ele também é o profissional indicado para auxiliar no tratamento de doenças ligadas à carência nutricional ou ao excesso alimentar (anorexia, bulimia, obesidade...); ele auxilia na elaboração de cardápios de escolas e hospitais; atua na segurança alimentar garantindo que a alimentação disponível esteja sempre dentro dos padrões de qualidade; e auxilia na utilização de suprimentos alimentares ou vitaminas de quaisquer tipos.

Depois de anos fazendo dietas malucas, emagrecendo e engordando repetidas vezes, e tomando remédios que aceleravam o meu metabolismo, resolvi consultar pela primeira vez uma Nutricionista. Esperava encontrar algum profissional desta área dentro do meu plano de saúde (que finalmente chegou), mas não encontrei nenhum que me agradasse e optei por um que atendesse particular e relativamente perto de minha casa. De qualquer modo, o nome dela é Marcela, seu consultório fica dentro de uma academia, a consulta foi das 19h às 20h e custou 120 reais.

Nesta primeira consulta, Marcela se importou em saber como é meu dia-a-dia, a minha alimentação, a minha rotina da academia e o meu objetivo com aquela consulta. Quando deixei claro que, além de emagrecer, gostaria de enrijecer, ela disse que faria o possível, mas que o importante neste momento inicial é sair do sobrepeso. Após alguns cálculos, eis o veredicto: 
Logo, o caminho é longo. Ao todo devo perder 24 kg. Boa sorte pra mim :)

Na semana que vem (dia 7 de março) voltarei na Nutricionista para pegar a minha nova dieta. Assim que tiver ela em mãos, divulgo aqui. Por enquanto, deposito minha confiança nesta profissional maravilhosa que, se existe,  é porque é importante :)

Nenhum comentário: